top of page

Qual a diferença entre uma lente de contato dental e uma faceta de cerâmica?

Atualmente, diante da popularização destes tratamentos, esta dúvida tem sido muito comum. Muitos pacientes chegam à nossa clínica com diversas dúvidas a respeito deste tema. Então, vamos tentar esclarecer um pouco.


Tanto a lente de contato como a faceta são películas de cerâmica “coladas” sobre as superfícies dos dentes. Falando de forma bem simplificada, a maior diferença entre elas é a sua espessura. Uma lente de contato dental apresenta espessura menor do que uma faceta. Consequentemente, esta diferença de espessura gera algumas implicações.


Quando o paciente opta pelo tratamento com facetas, normalmente é necessário desgastar o dente. Como a faceta é uma película mais grossa, precisa-se “criar” um espaço para que ela se adapte corretamente; e é justamente através do desgaste da estrutura do dente que este espaço é criado.


Se por um lado as facetas apresentam a desvantagem do desgaste dental; por outro lado elas apresentam a vantagem de possibilitar alterações mais significativas no sorriso dos pacientes: alterações maiores de tamanho e formato, correções no alinhamento de dentes, fechamento de espaços maiores, alterações de cor...


Já quando o tratamento é feito com lentes de contato, uma vantagem é que na maioria dos casos não é necessário desgastar a estrutura do dente. Como ela é muito fina, é possível adaptá-la adequadamente sem precisar de nenhum desgaste.


Entretanto, diante de sua menor espessura, uma lente apresenta a desvantagem de não conseguir corrigir “defeitos” muito grandes. Assim, sua principal indicação é para correção de detalhes menores: pequenas alterações no tamanho e no formato dos dentes, fechamento pequenos espaços, correções de pequenos desníveis. Outra desvantagem das lentes de contato é que elas não são capazes de alterar a cor dos dentes, uma vez que são estruturas translúcidas (mais uma consequência de sua fina espessura).


Diante das vantagens e desvantagens de cada tratamento, é preciso avaliar muito bem cada caso individualmente. Por isso, caso você esteja interessado em fazer algum destes procedimentos é de extrema importância fazer uma consulta de avaliação com algum profissional de sua confiança. Somente assim o profissional poderá verificar qual opção é melhor para você.


Caso você queira fazer facetas ou lentes de contato dental; ou esteja procurando por um dentista em Osasco ou na região; ou ainda, se você estiver com alguma dúvida a respeito de algum tratamento que foi proposto a você, a Pabis Odontologia está à disposição para ajudar.


Este é apenas um texto informativo. Ele não substitui, em hipótese alguma, a orientação de um profissional. Toda e qualquer decisão deve ser tomada somente depois de consultar um profissional de sua confiança.

Whzap 2.png
bottom of page