Tratamento de canal 

O que é tratamento de canal?

-

O tratamento de canal ou tratamento endodôntico consiste na remoção da polpa dental, que é um tecido mole alojado na parte interna do dente. É na polpa que estão os vasos sanguíneos e a inervação da estrutura dental. 

(Veja na figura ao lado)

Por isso, quando se trata o canal de um dente, popularmente se diz que o dente teve o seu “nervo removido”.

Tratamento de canal em Osasco, Endodontia em Osasco, Tratamento Endodontico em Osasco, Endodontista em Osasco, Tratamento Canal Osasco, Endodontia Osasco, Tratamento Endodontico Osasco, Endodontista Osasco, Tratar Canal Osasco, Tratar Dor Dente Osasco, Dor Dente Osasco

Tratamento de canal em Osasco, Endodontia em Osasco, Tratamento Endodontico em Osasco, Endodontista em Osasco, Tratamento Canal Osasco, Endodontia Osasco, Tratamento Endodontico Osasco, Endodontista Osasco, Tratar Canal Osasco, Tratar Dor Dente Osasco, Dor Dente Osasco

Um caso muito comum em que é necessário tratar um canal é quando a polpa dental está inflamada (pulpite). Este quadro gera muita dor de dente para o paciente. Para que a dor passe precisa-se remover a polpa do dente (que é o tratamento de canal).

 

Uma pulpite pode ocorrer, por exemplo, devido a uma cárie muito profunda. 

(Veja na figura ao lado)

Também existem outros casos que podem levar à necessidade de se realizar um tratamento endodôntico: uma fratura dental, ou a necessidade de tratar um canal para confecção de uma prótese dentária.

Qual profissional devo procurar?

-

A especialidade odontológica que cuida do tratamento de canal é a endodontia. O especialista em endodontia é o endodontista. O dentista que é clínico geral também está habilitado para realizar o procedimento, no entanto, caso seja possível recomenda-se a procura de um endodontista. Isto porque o tratamento endodôntico é algo bastante minucioso, apresentando muitos detalhes de execução que o clínico geral não está tão habituado.

Quando a pessoa está sentido dor no dente em questão, o tratamento de canal se transforma em uma urgência e, às vezes, não há possibilidade de procurar um profissional com calma. 

Nestes casos, pode-se optar por somente iniciar o procedimento com um clínico geral, onde o objetivo é somente aliviar a dor; e depois procurar um especialista para realizar o restante do procedimento.

Quais sintomas indicam a necessidade de tratar um canal ?

-

O principal sintoma de um dente que precisa ter seu canal tratado é a dor de dente. Em casos mais iniciais o paciente costuma relatar um desconforto recorrente (que já está incomodando há alguns dias) quando toma algo gelado ou quente. 

Em casos um pouco mais avançados, normalmente relata-se a necessidade de algum medicamento para controlar a dor (os medicamentos vão deixando de fazer efeito à medida que o quadro se agrava). Já em casos mais graves, o paciente costuma  relatar dor intensa, como se o dente estivesse “latejando”. Esta dor normalmente não passa com medicamentos. Também é comum o relato de sensação de que o dente está “crescido” e dor ao mastigar.

O tratamento é doloroso?

-

O tratamento endodôntico não costuma causar dor. No entanto, é evidente que cada caso apresenta suas especificidades, de modo que não é possível afirmar que todos os tratamentos de canal são indolores. Em estágios mais avançados (quando a polpa dental já está muito comprometida e consequentemente a reação inflamatória é mais intensa), o incômodo durante o tratamento tende a ser maior, pois a anestesia e os medicamentos não são tão eficientes nesta situação.

Muitas pessoas demonstram muito medo quando falamos sobre tratamento de canal. Isto acontece, porque antigamente este tipo de tratamento era muito dolorido e demorado. 

No entanto, nos últimos anos a odontologia evoluiu muito em relação aos tratamentos endodônticos e contamos com equipamentos que nos ajudam muito (instrumentação rotatória automatizada). Hoje, ao tratar um canal com um bom especialista é muito provável que você consiga terminar seu tratamento em uma única seção sem sentir dor.

*Esta é apenas uma página informativa. Ela não substitui, em hipótese alguma, a orientação de um profissional. Toda e qualquer decisão deve ser tomada somente depois de consultar um profissional de sua confiança.

Clique no botão abaixo para agendar sua consulta via Whatsapp