top of page

Preciso ter algum cuidado específico após tratar o canal de um dente?

A resposta é sim!


Um dente que tem canal tratado normalmente fica com sua estrutura muito fragilizada, apresentando um risco maior de quebrar ou fraturar quando comparado a um dente que não tem canal tratado. Por isso, após a conclusão do tratamento de canal é importante reabilitar o dente o mais rápido possível.


Em alguns casos (quando é possível preservar mais estrutura dental durante o tratamento de canal), pode ser feita uma restauração simples. No entanto, quando se trata um canal normalmente é difícil preservar a estrutura do dente, e o mais comum é que se indique o tratamento com um pino intra-radicular, sobre o qual se confecciona uma coroa.


Algumas vezes os pacientes perguntam se existe a possibilidade de fazer algum tipo “curativo provisório”, com o objetivo de poder esperar alguns meses para fazer a coroa. Esta prática não é recomendada, pois o risco de que o dente quebre durante este período é muito grande. Infelizmente, quando o paciente não tem condições para reabilitar o dente logo após tratar o canal, algumas vezes o dente pode acabar fraturando e pode precisar ser extraído.


Outra questão importante é com relação à contaminação. Até que o dente esteja devidamente reabilitado é importante que o canal não fique “aberto” para que não ocorra contaminação. Ou seja, quando o tratamento de canal é finalizado, o especialista “fecha” o canal com um curativo, para que ele não fique exposto à contaminação do ambiente bucal (saliva, microogranismos, etc.). Este curativo deve ser mantido até a reabilitação do dente. Em alguns casos, quando um dente com canal tratado fica “aberto”, pode ocorrer uma nova contaminação e pode ser necessário tratar o canal em questão novamente.


Além destes cuidados, também é importante fazer o acompanhamento radiográfico do dente em questão para monitorar a evolução do tratamento. Embora normalmente dentes com canal tratado apresentem boa evolução, existem casos em que é necessário fazer uma nova intervenção. Por isso, recomenda-se que se faça uma radiografia do dente com canal tratado a cada 6 meses.


Caso você esteja procurando por um dentista em Osasco ou na região; ou se você estiver com alguma dúvida a respeito de algum tratamento que foi proposto a você, a Pabis Odontologia está à disposição para ajudar.

Este é apenas um texto informativo. Ele não substitui, em hipótese alguma, a orientação de um profissional. Toda e qualquer decisão deve ser tomada somente depois de consultar um profissional de sua confiança.

Whzap 2.png
bottom of page