top of page

O que é bruxismo e como tratá-lo?

Chamamos de bruxismo o costume/hábito involuntário de ranger ou apertar os dentes. Pessoas que apresentam este hábito parafuncional, normalmente o praticam quando dormem e na maioria dos casos, nem sabem que têm este costume.


Normalmente, o bruxismo é descoberto quando alguém fala para a pessoa que ela faz um barulho “estranho” quando está dormindo (que é justamente o ato de ranger os dentes). Outras pessoas descobrem devido a algum tipo de dor que começam a ter ao acordar (dor na musculatura da face ou dor de cabeça). O bruxismo pode acometer pessoas de qualquer idade e pode ser muito difícil apontar sua causa. No entanto, acredita-se que a maioria dos casos está relacionado com quadros de ansiedade e stress.


Um dos maiores problemas relacionados ao bruxismo é o desgaste dental. Este desgaste não acontece de um dia para outro, mas sim a médio e longo prazo, podendo trazer grandes prejuízos para a estrutura dos dentes. Nos casos mais severos, os pacientes podem acabar desgastando grande parte do esmalte dentário, fraturando restaurações e próteses. Nestes casos, planejar novas reabilitações orais torna-se algo bastante complexo.


O tratamento mais comum é a confecção de uma placa de mordida, também conhecida como placa de bruxismo ou placa miorrelaxante. Normalmente, ela é uma placa rígida confeccionada individualmente para cada paciente, que se encaixa perfeitamente na arcada dental. O paciente deve utilizá-la para dormir. A placa promove uma desoclusão dos dentes e favorece o relaxamento da musculatura da face, evitando a progressão do desgaste e ajudando a desprogramar o hábito.


Caso você queira fazer placa de bruxismo; ou esteja procurando por um dentista em Osasco ou na região; ou ainda, se você estiver com alguma dúvida a respeito de algum tratamento que foi proposto a você, a Pabis Odontologia está à disposição para ajudar.


Este é apenas um texto informativo. Ele não substitui, em hipótese alguma, a orientação de um profissional. Toda e qualquer decisão deve ser tomada somente depois de consultar um profissional de sua confiança.

Whzap 2.png
bottom of page