top of page

Devo fazer o clareamento dental a laser ou clareamento dental caseiro?

Muitos pacientes chegam a nossa clínica com esta dúvida. Para respondê-la vamos comparar as duas modalidades de tratamento a partir de aspectos importantes:


· Risco de desenvolver sensibilidade dental: O maior problema que pode ocorrer ao fazer clareamento dental é ficar com os dentes sensíveis. Este risco é muito maior no clareamento a laser do que no clareamento caseiro. Isto acontece, porque o produto utilizado no clareamento a laser é bem mais concentrado do que o produto utilizado no clareamento caseiro. Enquanto a maioria dos pacientes que fazem clareamento a laser apresenta sensibilidade dental de moderada a forte; os pacientes que optam pelo clareamento caseiro raramente apresentam este problema, e quando apresentam, relatam apenas um pequeno desconforto.


· Resultado final: Em relação ao resultado final obtido, podemos dizer que os dois tipos de tratamento apresentam resultados semelhantes. Os pacientes que fazem o clareamento a laser e os que fazem o clareamento caseiro, ao fim do tratamento, alcançam os mesmos resultados.


· Custo: Embora o custo do tratamento varie de uma clínica para outra, normalmente o clareamento a laser costuma ser bem mais caro do que o clareamento caseiro. Em alguns lugares o clareamento a laser custa o dobro, podendo chegar a custar quase o triplo do que o clareamento caseiro.


· Tempo de tratamento: O clareamento a laser apresenta resultados mais rápidos do que o clareamento caseiro. No clareamento a laser com três ou quatro seções o paciente já apresenta resultados muito significativos. Já o clareamento caseiro demora um pouco mais, sendo que o paciente costuma levar aproximadamente 3 semanas para concluir o tratamento.


· Modo de aplicação: No clareamento a laser, o paciente precisa ir até a clínica, onde o dentista faz a aplicação do produto; cada seção dura em torno de 45 minutos. Já no clareamento caseiro o paciente pode fazer o tratamento em sua própria casa; ele mesmo aplica o produto dentro de uma moldeira personalizada, que será utilizada por um determinado período do dia.


Perceba que a maior vantagem do clareamento a laser é o tempo de tratamento; e que o clareamento caseiro alcança os mesmos resultados, com muito mais segurança e com custo mais baixo. Sendo assim, nossa recomendação é o clareamento caseiro. E é claro que ele deve ser feito com a supervisão e acompanhamento de um cirurgião-dentista.


Não utilize, em hipótese alguma, produtos que fazem promessas milagrosas!


Caso você queira fazer clareamento dental ou esteja procurando por um dentista em Osasco ou na região; ou se você estiver com alguma dúvida a respeito de algum tratamento que foi proposto a você, a Pabis Odontologia está à disposição para ajudar.



Este é apenas um texto informativo. Ele não substitui, em hipótese alguma, a orientação de um profissional. Toda e qualquer decisão deve ser tomada somente depois de consultar um profissional de sua confiança.

Whzap 2.png
bottom of page